Tive a sorte de poder contar com a amizade de um excelente codicólogo, Jesús de Prado Plumed, que me ajudou em diversas dificuldades, me ciceroneou na Bibliothèque Nationale de France, traduziu-me ou revisou-me documentos, indicou-me textos, esclareceu-me dúvidas, além receber-se em sua casa quando estive estudando o manuscrito em Paris. Considero Jesús meu terceiro orientador, pois sem ele o trabalho teria sido muito mais difícil e penoso.

Gláucia Cristiani Montoro, Memórias fragmentadas: novos aportes à história de confecção e formação do Códice Telleriano Remensis. Estudo codicológico, tesis doctoral inédita, codirigida por Leandro Karnal y Juan José Batalla Rosado, Departamento de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil, enero de 2008, pág. xvi.

Yo bien sé que disto mucho de ser un excelente codicólogo. Ni a uno mediano llego. Pero al menos tengo excelentes amigos: para dejar en herencia substancia a los que me aman y llenarles sus arcas (Proverbios, viii:21).